quarta-feira, 1 de julho de 2015

Brasil grande e pequeno - Blog de Jamildo

Brasil grande e pequeno - Blog de Jamildo

Um comentário:

  1. Aqui está mais uma prova de que o problema do conhecimento no Brasil não está nas escolas, universidades ou no ensino. Falta apenas capacidade cognitiva para o desenvolvimento intelectual do brasileiro. Este texto demonstra como esta falta de capacidade cognitiva é relevante para uma simples análise. Não entrarei no mérito da conduta social porque este não é meu ramo de conhecimento. Mas, quando avaliamos o que foi dito sobre indicadores econômicos percebemos a falta de conhecimento do autor. Fazer analogia sobre riqueza entre nações partindo de indicadores como PIB per capita (quando deveria ser tecnicamente menos inapropriado usar a Renda per capita) e o GINI (Coeficiente de Gini) demonstra a dificuldade ou incapacidade do autor, mesmo sendo uma figura de destaque intelectual, adquirir conhecimento através da percepção, da atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, caso contrário não faria associação estatística ou matemática com elementos diversos e dispersos. Não se pode somar banana e laranja para obter um total sem cometer erro ou engano de juízo, é o que aprendemos ainda nos primeiros dias de escola. Para entender a conjuntura econômica ou a situação e resultados dos indicadores apresentados, como distribuição ou concentração de renda (que não é PIB); educação; IDEB (que expõe claramente a falta de pesquisa e doutores qualificados, basicamente por falta de conhecimento), IDH-Índice de Desenvolvimento Humano; etc., teria considerado levantamento de dados de pelo menos dez anos ou fazer um histórico dos fatos por várias décadas no Brasil para depois comparar a evolução ou involução dos resultados anuais obtidos, sem fazer analogias com o resultado da soma de laranjas com bananas. Além disso, os índices PIB (Renda Per Capta) e o Coeficiente de Gini, utilizados para avaliar a distribuição e concentração de renda já estão ultrapassados e marginalizados para avaliar o nível de riqueza de um país e de sua nação, portando deveria ter utilizado o poder de compra das pessoas ou famílias, . Este procedimento e disseminação de bárbaro conhecimento tende a perpetuar o analfabetismo funcional e o desconhecimento no Brasil.

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