Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
A maior virtude deste estudo está em demonstrar que o poder da competitividade não provém da inovação, tecnologia, produtividade, custos, financiamento, crédito, etc., como sugerem alguns “especialistas” brasileiros que ignoram o funcionamento dos mercados e classificam mercado com exclusividade do negócio financeiro. O estudo prova, que embora ineficiente, o verdadeiro poder da competitividade concentra-se no Poder de Mercado de cada indústria, empresa ou país. Mesmo considerando a ONU e seus órgãos multilaterais ainda é o poder militar que garante o poder da moeda do comércio internacional e o poder da competitividade. O resto é ignorância e infantilidade.
ResponderExcluir