quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O neoliberalismo saiu do armário - 04/09/2014 - Guilherme Boulos - Colunistas - Folha de S.Paulo

O neoliberalismo saiu do armário - 04/09/2014 - Guilherme Boulos - Colunistas - Folha de S.Paulo

Um comentário:

  1. Hábeis vendedores! “O vendedor é o profissional corporativo que pode fazer praticamente o que quiser a hora que quiser sem dar muita satisfação para o chefe ou qualquer coisa do tipo. O resto da turma tem que bater cartão, chegar as 08h00min e sair as 18h00minh, cumprir uma agenda determinada de trabalho, e fazer o que o chefe manda; o vendedor não, amanhã mesmo o vendedor da sua empresa vai inventar uma desculpa qualquer e trocar a ida ao escritório por uma visita ao cliente. Se ele está fazendo a coisa certa ou não, somente o vendedor pode responder a si mesmo. 95% dos vendedores do Brasil não têm a mínima ideia do que vão fazer daqui três dias, muito menos o que vão fazer daqui uma semana. Ao contrário dos outros profissionais que são obrigados a entregar alguma coisa dentro de prazos, horários e projetos, o vendedor tem liberdade total para decidir qual será a sua agenda de trabalho todos os dias. Consequentemente, o vendedor é o cara que tem que se esforçar mais do que todo mundo para ser um cara AUTOMOTIVADO, AUTO-ENGAJADO e AUTO-DISCIPLINADO. Liberdade pede responsabilidade. Responsabilidade pede DISCIPLINA. DISCIPLINA, NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA! Enquanto o resto dos funcionários recebe um "coaching gerencial" através do chicote e do controle, o Vendedor tem que ser o seu próprio coaching e guru. Mas o esforço compensa. O vendedor que se torna um MESTRE JEDI nas quatro habilidades abaixo, traz MUITO MAIS RESULTADOS para si mesmo e para a empresa do que todo o resto da equipe. Existem algumas habilidades de vendas que se praticadas consistentemente pelo vendedor podem transformar os seus resultados radicalmente. São elas: 1. A Habilidade de Prospecção. Todo vendedor FODÁSTICO que eu conheço tem metas diárias de prospecção. O cara não fica reclamando de falta de clientes ou falta de iniciativa da empresa para gerar negócios. O cara transforma os leads fracos que a empresa recebe em oportunidades de vendas ao consistentemente contatar os clientes diariamente. (...). 2. A Habilidade da Provocação. Vamos encarar a realidade, o seu cliente potencial não precisa de uma nova agência de propaganda, ele já tem e dele, e por pior que ela seja, dá trabalho trocar. (...). 3. A Habilidade do Follow-up. A grande maioria dos vendedores DESISTE de contatar o cliente depois que o entusiasmo inicial demonstrado passa. (...). 4. A Habilidade de Fazer um Upgrade em si Mesmo. 80% dos vendedores que fazem o curso de vendas da BIZ só fazem porque a empresa paga o curso. Apenas 20% paga do próprio bolso. (...).” - Ricardo Jordão Magalhães. Profissional ou não o vendedor é um mestre em sofisma e falácia. Para conquistar o cliente.

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