Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
O discurso maniqueísta em política normalmente tenta esconder a doutrina do mal. Somos uma democracia, com imperfeições, mas uma democracia. Portanto, dar atenção e manter constante vigilância sobre grupos e ideias fundamentalistas e abalizadas peloo pensamento neofascista, mesmo quando se intitulam e se dizem representantes do nacionalismo ou de pensamentos liberais, é um dever do Estado e de sua sociedade porque se trata de ideias e grupos que representam uma constante ameaça a democracia política e social, mesmo sem ser uma ideologia de ditadura do proletariado. Os seus discursos são leves e abertos, mas uma análise detalhada demonstra as contradições com os princípios democráticos. A crítica à ditadura de esquerda não é garantia de democracia ou liberalismo. Muitas vezes procura esconder a propaganda da ditadura de direita ou nacionalista. A história está repleta de exemplos desde a antiguidade. Não importa o discurso nem as palavras porque na prática o que conta é a doutrina por trás da comunicação. "Somente duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. E não estou seguro com relação à primeira" - A. Einstein. O poder atrai as mentes perversas. Como disse Hobbes existem duas formas de poder: Poder natural: a primeira: refere-se às faculdades corporais e espirituais, tais como: força, beleza, prudência, capacidade, eloquência, liberalidade ou nobreza. E, poder instrumental: a segunda: configura-se nos tipos de poder adicional conseguido através do uso do poder natural, tal como: a riqueza, a reputação, os amigos e a “boa sorte”. “O caráter competitivo deste mercado, portanto, está no fato de que o poder de cada indivíduo tem a oposição do poder de outros, sendo que o que se torna razoável para cada um é atacar o outro, ou para vencê-lo, ou simplesmente para evitar um ataque possível. Assim, generaliza-se o estado permanente de conflito entre os homens, o chamado estado de guerra de todos contra todos; uma condição sob a qual se encontra toda sociedade desprovida da tutela daquele que seria o maior dos poderes humanos: a autoridade do Estado-Leviatã.”
ResponderExcluir