Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
Senhores. Por que sempre que existe ameaça de crise econômica ou crise efetiva no mundo envolvendo os países importantes na economia mundial, os EUA direta ou indiretamente estão envolvidos nos grandes desastres humanos? É assim, desde que se tornou um império militar economicamente dominante.
ResponderExcluir“Depoisdo fracasso americano na Baía dos Porcos, em abril de 1961, Cuba e a ex-URSS firmam convénios militares e ao mesmotempo que os EUA de Kennedy estão decididos a vingar aquele desastre, Moscovo acusa Washington de atos deopressão contra Cuba e declara, em 11 de setembro, estar a enviar auxílio militar (conselheiros e armas) para este país,o que preocupa os EUA. Em 1962, Khrushchev decide implantar secretamente mísseis soviéticos em Cuba.”
“O ditador cubano Fidel Castro soube antecipadamente do atentado que matou o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy em 22 de novembro de 1963, em Dallas. A alegação está no livro Castro's Secrets. The CIA and Cuba's Intelligence Machine (Segredos de Castro: A CIA e a Máquina de Inteligência Cubana, em tradução livre), de autoria de Brian Latell, um antigo analista do serviço secreto americano.”
“Ataque terrorista as torres gêmeas do World Trade Center de Nova Iorque e ao Pentágono em Washington, provocando cerca de 3000 mortes.”
“O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentará nesta sexta-feira as esperadas reformas do sistema de vigilância eletrônica, impulsionadas pelo escândalo causado pelas revelações do ex-técnico da inteligência, Edward Snowden.”
“As Forças Armadas russas informaram nesta segunda-feira (21/07) que seu sistema de radar detectou um caça ucraniano voando em direção ao Boeing MH17 da Malaysia Airlines no dia da tragédia, quinta-feira (17/07). Além de pedir explicações à Ucrânia, militares russos também afirmam que a aeronave ucraniana é equipada com poder de fogo que seria capaz de atingir, àquela distância, a aeronave civil.”
“Ban voltou a condenar a violência da ofensiva israelense contra Gaza e fez apelos para um cessar-fogo. Na capital do Catar, Doha, ele se reuniu com líderes palestinos e com autoridades do país. Depois desta etapa foi para o Kuwait para depois continuar com sua viagem ao Cairo, Jerusalém, Ramala e Amã. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, é aguardado nesta segunda-feira no Cairo onde terá encontros para discutir o conflito.”
Será que a natureza humana dos americanos é diferente? Difere completamente do que disse Rousseau: “Enfim, a ambição devoradora, o ardor de fazer fortuna relativa, menos por verdadeira necessidade do que para se colocar acima dos outros, inspira a todos os homens uma negra tendência a se prejudicarem mutuamente, uma inveja secreta tanto mais perigosa, para dar o golpe com mais segurança, quanto toma, muitas vezes, a máscara de benevolência; em uma palavra, concorrência e rivalidade de uma parte, e, de outra, oposição de interesses, e sempre o desejo oculto de tirar proveito á custa de outrem: todos esses males constituem o primeiro efeito da propriedade e o cotejo inseparável da desigualdade nascente”. “A gente mais honesta aprendeu a contar entre os seus deveres o de cortar o pescoço dos semelhantes: têm-se visto, enfim, os homens se massacrarem aos milhões sem saberem porque; e cometem-se mais assassínios em um só dia de combate e mais na tomada de uma só cidade do que no estado de natureza, durante séculos inteiros, sobre toda a superfície da terra”. “As palavras (forte e fraco) são equívocos...; no intervalo que se acha entre o estabelecimento do direito de propriedade ou de primeiro ocupante e dos governos políticos, o sentido desses termos é mais bem traduzido pelas palavras pobre e rico, porque, com efeito, um homem não tinha, antes das leis, outro meio de sujeitar seus iguais senão assaltando seus bens, ou lhe dando uma parte do seu”.