Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
sexta-feira, 5 de janeiro de 2018
Economia brasileira está no fundo do poço e sem norte, diz Sicsú | Brasil 24/7
Economia brasileira está no fundo do poço e sem norte, diz Sicsú | Brasil 24/7: Para economista da UFRJ, país não tem projeto econômico, e exige soluções para a miséria e o desemprego, que caracterizam momentos de depressão como o atual, e não existiam em 2014; "A economia brasileira pode até crescer, mas não tem caminho apontado, um projeto organizado para crescer de forma repetida", avalia Sicsú
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este aumento de 1% não é crescimento econômico, é resultado positivo ou PIB positivo, pois não consegue sequer recuperar o PIB negativo de 2016 de percentual (-3,6) %, que somado ao PIB de 2015 de (-3,8) % totaliza 7,4% a menos na produção brasileira ou no PIB do Brasil. E sobre a previsão de 2,7% de aumento do PIB para 2018, é possível notar que mesmo aumentando (2,7)% a economia não cresce porque sequer atinge a soma das perdas do PIB em 2015 e 2016. Para crescer a economia brasileira precisa zerar as perdas de 2015 e 2016 que somam 7,4%. Pode-se dizer que não é verdade essa previsão de 2,7% porque é impossível calcular o PIB futuro. Quando um economista, matemático ou qualquer instituição realiza previsão matemática está mentindo. Percebam que não se trata de uma manipulação, é uma mentira, com todo o peso da lorota. É possível afirmar que é mentira porque a Teoria Espaço-Tempo (sistema de coordenadas utilizado como base para o estudo da relatividade restrita e relatividade geral) de Albert Einstein prova que é impossível qualquer fórmula matemática prever o futuro. Quem faz essas previsões são charlatões que manipulam com a matemática (ciência do raciocínio lógico e abstrato, que estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas, variações e estatísticas), mas não pode prever o futuro, segundo Einstein. Esses cientistas, meia-boca, não estão à altura de contestar a teoria da relatividade. É importante destacar que “O professor lembra que desde 2015 a economia declina e que, nessas condições, só se pode pensar em “melhoria da qualidade de vida” no momento em que o país recuperar o patamar de 2014" e que “Na opinião do economista, o crescimento alardeado não passa alguns momentos de “suspiros que a economia está dando no fundo de um poço”. Não adianta fazer propaganda positiva se as políticas neoliberais não irão resolver os problemas da economia brasileira. Sem distribuição de renda, de riqueza, aumento do consumo e do investimento não há solução econômica. Ciências Econômicas tem normas e princípios que precisam ser seguidos para que funcionem, não é economia política que se contenta com análises especulativas. Investimento sem consumo não funciona porque investimento requer poupança e quem abre mão da sua poupança para o investimento quer retorno. Pensar em investimento sem consumo e consumo sem investimento é ilusão de que há milagre em economia. Por fim, é possível garantir sem medo de errar que a economia brasileira jamais se recuperará com medidas neoliberais porque a história econômica e a teoria econômica comprovam essa afirmativa. Quem duvidar que anote e confira depois. Essa afirmação não é previsão é constatação com base nas ciências, na história e no empirismo.
ResponderExcluir