Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
quinta-feira, 17 de abril de 2014
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Escola de jornalismo no Brasil não ensina sequer o básico! Se não sabe avaliar um parecer de consultoria, contrata que sabe, mas não desinformar não contribui. “Não devemos falar, não devemos escrever, senão para instrução...” (La Bruyère). “Pois, desde que a alma fingiu algo e lhe deu seu assentimento, não pode pensar ou fingir isso de outro modo, e também é obrigada por essa ficção a pensar as outras coisas de tal modo que não contrariem a primeira ficção...” (Spinoza). “Os conceitos científicos, por seu turno, fornecem estruturas para o desenvolvimento ascendente dos conceitos espontâneos da criança rumo à consciência e a utilização deliberada. Os conceitos científicos desenvolvem-se para baixo, através dos conceitos espontâneos; os conceitos espontâneos desenvolvem-se para cima, através dos conceitos científicos” (Lev Semenovich Vygotsky). Falta este conhecimento científico para o desenvolvimento mental da maioria dos jornalistas profissionais. Saber separar o essencial com trivial requer mais do que a junção de palavras, requer capacidade lógica e a envergadura para o desenvolvimento de muitas funções intelectuais: atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar.
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