Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
Todo este debate e a análise como um todo reflete um belo sofisma ou ainda uma enorme falácia para expor a verdade de cada um ou a parcialidade oculta pelo conflito de interesses. “Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o!”, (Mude! Fernando Pessoa). A natureza vive em eterna mudança. É a lei natural. “O primeiro defensor desta lei de eterna mudança foi Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático muito conhecido no senso comum pela sua célebre frase – “Não se pode banhar-se duas vezes no mesmo rio”. Heráclito sempre procurou demonstrar a todos que nada está imóvel e que a única coisa que se pode conceber como imutável é a permanente mutabilidade de todas as coisas”, (Blog Porque tudo muda...). “Heráclito, inserido no contexto pré-socrático, parte do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer estático - Panta rei ou "tudo flui", "tudo se move", exceto o próprio movimento. Mas este é apenas um pressuposto de uma doutrina que vai mais além. O devir, a mudança que acontece em todas as coisas é sempre uma alternância entre contrários: coisas quentes esfriam, coisas frias esquentam; coisas úmidas secam, coisas secas umedecem etc. A realidade acontece, então, não em uma das alternativas, posto que ambas são apenas parte de uma mesma realidade, mas sim na mudança ou, como ele chama, na guerra entre os opostos. Esta guerra é a realidade, aquilo que podemos dizer que é. "A doença faz da saúde algo agradável e bom"; ou seja, se não houvesse a doença, não haveria por que valorizar-se a saúde, por exemplo. Ele ainda considera que, nessa harmonia, os opostos coincidem da mesma forma que o princípio e o fim, em um círculo; ou a descida e a subida, em um caminho, pois o mesmo caminho é de descida e de subida; o quente é o mesmo que o frio, pois o frio é o quente quando muda (ou, dito de outra forma, o quente é o frio depois de mudar, e o frio, o quente depois de mudar, como se ambos, quente e frio, fossem "versões" diferentes da mesma coisa)”, (Wikipédia, a enciclopédia livre). Partindo deste pensamento podemos dizer que todos nós queremos mudanças, mas para manter o que está bom ou o que queremos melhorar. Logo, a mudança não exige necessariamente nem explicitamente a troca, a permuta por algo diferente.
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