Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
Senhores. Dizer que “Despesas com educação fazem inflação em São Paulo subir (...)” é uma estupidez e ignorância sem limites. O que pode se dizer é que este aumento com despesas em educação provoca um crescimento dos índices de preços, que são utilizados como “referência” de inflação. Jamais o aumento da despesa com qualquer produto individualmente ou o acréscimo nos custos de qualquer produto individualmente poderá provocar a subida da inflação. Isto é tecnicamente impossível porque a inflação é o aumento generalizado dos preços em uma economia; logo, um produto ou grupos de produtos não podem medir a inflação e sim o nível de preços do produto ou dos produtos que aumentaram ou que fazem parte de uma cesta de avaliação de preços. Não é pelo fato de instituições públicas e privadas medirem os índices de preços que possam identificar o índice de inflação. O verdadeiro índice de inflação é avaliado quando o Banco Central mede a desvalorização da moeda no ano de referência. Isto vale para qualquer verdadeiro índice de inflação no mundo. O resto é falácia ou simulação do índice de inflação, com base na comparação com índices de preços, mas não é uma realidade nem uma metodologia científica. Este procedimento só pode ser verdadeiro se expressar o aumento de preço de todos os produtos da economia nacional. Porém este índice de preço capaz de medir a variação de todos os preços não existe. Por esta razão é o valor da moeda nacional que expressa verdadeiramente o índice de inflação. Isto não significa que expresse o poder de compra, embora tenha influência direta sobre ele. Cada coisa no seu lugar. Assunto técnico é para técnico analisar e não para leigo. Confundir não é explicar. Só existe informação quando o resultado da comunicação não deixa dúvida, caso contrário e desinformação.
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