Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
A integração é fundamental para o desenvolvimento acadêmico. Separar escolas por ciclos de ensino é promover a estagnação ou involução acadêmica. Quanto mais o aluno tiver convivência com outros de ciclo superiores e com o mercado para o qual está sendo formado melhor para a motivação e o desenvolvimento intelectual e prático dos alunos. Esta é a experiência que deu certo no mundo todo, por que seria diferente no Estado de São Paulo? Como diz Martin Heidegg “Nossa existência – na comunidade de pesquisadores, professores e estudantes – é determinada pela ciência”. “Os domínios das ciências distam muito entre si. Radicalmente diversa é a maneira de tratarem seus objetos. Esta dispersa multiplicidade de disciplinas, É HOJE AINDA APENAS MANTIDA NUMA UNIDADE PELA ORGANIZAÇÃO TÉCNICA DE UNIVERSIDADES E FACULDADES E CONSERVA UM SIGNIFICADO PELA FIXAÇÃO DAS FINALIDADES PRÁTICAS DAS ESPECIALIDADES”. Não é conveniente aos estudantes do fundamental ao ensino médio, que a organização técnica das escolas lhes seja prejudiciais; em razão de que não é em tais períodos escolares que se verificam um significado pela fixação das finalidades práticas das ESPECIALIDADES. Este é um erro com conseqüências negativas, que se estenderá por mais de um século.
ResponderExcluir