Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
É difícil o ocidente admitir, mas a China já ultrapassou a economia americana tanto em poder de compra quanto em potencial para o crescimento e o desenvolvimento econômico. Mesmo sem ainda incluir muito dos chineses no mercado consumidor a China de hoje tem poder de compra da população superior ao poder de compra do consumidor americano, segundo o Banco Mundial. Esta realidade ainda não é claramente perceptível por todos em função da moeda oficial para o comércio internacional (Dólar) que funciona de mo que mascara a supremacia econômica da China. O valor do Dólar no mercado internacional tem dissimulo a realidade econômica dos dois países, quando comparado o valor do PIB e do PNB em Dólar. Porém, as análises com relação à renda pessoal associada ao poder de compra dos consumidores não deixam dúvidas de que a economia chinesa já ultrapassou a economia americana. E quando se verifica a ajuda chinesa ao sistema financeiro americano durante a "crise dos subprimes", a supremacia chinesa fica evidente. Os investimentos chineses nos EUA também é um bom indicador do poder da economia chinesa frente à economia norte-americana. A solicitação dos organismos de gestão financeira internacional como o FMI para que a China lidere a retomada da recuperação econômica mundial acaba com qualquer dúvida a esse respeito. O ocidente precisa deixar de falácias e sofismas, fazer a redistribuição de renda necessária para a recuperação da economia mundial, e contribuir para acelerar a nova ordem econômica porque quem tem fome tem pressa como dizia o sociólogo Betinho.
ResponderExcluir