Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
As características podem ter a sua importância, mas a diferença está em ter um projeto de Nação. O Brasil, por exemplo, não investe em educação desde a sua condição de Colônia e não pode investir na educação de qualidade porque não existe um projeto de Nação. No Brasil a educação é privilégio de castas. O Brasil possui várias nações dentro de uma única Nação, chamada de brasileira. Esta diversidade cria projetos distintos e direciona a luta entre nações para que uma possa dominar e escravizar as outras, ou seja, a falta de educação formal passa a ser instrumento da guerra de dominação de uma Nação sobre as outras, criando cidadãos brasileiros de primeira, segunda e terceira classes. Dessa forma, a prioridade está em desenvolver estratégias para a luta de classes e não para a educação de qualidade, que seria libertadora de todas as nações que compõem o Brasil. Por isso, a estratégia do momento é instituir a escola sem partido em vez de uma escola de qualidade!
ResponderExcluir