Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
O pensamento desses parlamentares não tem nada de religioso ou conservador. É pura falta de educação formal ou escolástica qualificada, que seria necessária para entender que o ensino precisa de liberdade para produzir profissionais, mestres e doutores criativos, dignos e primorosos. Possivelmente devem ser analfabetos funcionais ou querem ser espertos para usar o debate sobre conduta social para instrumentá-lo no uso político de predomínio psicológico das massas. Nem mesmo as ditaduras de esquerda e de direita reprimiram o ensino. Mesmo na época da guerra-fria estudantes de ditaduras de esquerda iam para universidades francesas e outras de países de grande liberdade de consciência e de ensino, assim como estudantes europeus e americanos, partiam para universidade onde predominavam a ditadura. O brasileiro quer ser muito esperto, só que lhe falta capacidade cognitiva até mesmo para usar a ideologia em defesa dos seus interesses. Esquecem ou ignoram que mesmo a mais poderosa das religiões não pode reprimir o ensino com o seu Misticismo ou com Index Librorum Prohibitorum. Contudo a democracia ainda é o melhor dos regimes porque dá liberdade para todos obtusos ou não se expressarem. E, com isto, o ensino se desenvolve e qualifica melhor o cidadão e a sociedade.
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