Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
segunda-feira, 15 de julho de 2019
Contra a ultra direita, vem ai a Nova Democracia, por Luis Nassif - GGN
Contra a ultra direita, vem ai a Nova Democracia, por Luis Nassif - GGN: Como lembra uma importante reportagem de The Guardian, as bandeiras da esquerda continuaram sendo Karl Marx, que morreu em 1883, e Lord Keynes, em 1946. E qualquer tentativa de questionar os dogmas econômicos era tratada como uma volta aos anos 70.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Análise que produz um equivoca quando diz que “Como lembra uma importante reportagem de The Guardian, as bandeiras da esquerda continuaram sendo Karl Marx, que morreu em 1883, e Lord Keynes, em 1946. E qualquer tentativa de questionar os dogmas econômicos era tratada como uma volta aos anos 70”. Este pensamento passa a ideia de que a teoria econômica est errada, confundindo neoliberalismo como teoria econômica. Foi por negar a teoria econômica que o neoliberalismo destruiu a economia. Não basta ler economia ou tópicos econômicos para entender. As Ciências Econômicas são complexas e só é possível compreender com estudos, não basta a leitura. O economista Joseph E. Stiglitz (Foi presidente do Conselho de Assessores Econômicos no governo do Presidente Bill Clinton, Vice-Presidente Sênior para Políticas de Desenvolvimento do Banco Mundial, onde se tornou o seu economista chefe) expressa bem a diferença e os erros do neoliberalismo em comparação com as teorias econômicas quando diz: “O mercado neoliberal fundamentalista foi sempre uma doutrina política a serviço de certos interesses. Nunca recebeu o apoio da teoria econômica. Nem (agora fica claro) recebeu o endosso da experiência histórica. Aprender essa lição pode ser a nesga de sol nas nuvens que hoje pairam sobre a economia global”. Sem estudo não há salvação para o conhecimento e a crítica. Deus nos livre da ignorância porque ela torna a realidade ainda mais cruel.
ResponderExcluir