Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
quinta-feira, 8 de agosto de 2019
Mises Brasil - A Teoria Monetária Moderna foi aplicada na Argentina. Eis os resultados
Mises Brasil - A Teoria Monetária Moderna foi aplicada na Argentina. Eis os resultados: a Teoria Monetária Moderna (TMM)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Teoria Monetária Moderna (TMM) surge no escopo da era da pós-verdade (substantivo que descreve a situação na qual, ao criar a opinião pública, os fatos objetivos têm menos influência do que os apelos à emoção e às crenças pessoais, "isto é, que O que realmente acontece é menos importante do que o que nos faz sentir o que acontece” - dicionário de Oxford) e da lista das “10 estratégias de manipulação” através da mídia – linguista estadunidense Noam Chomsky. São faces de uma mesma moeda, onde os economistas ditos ortodoxos e os autodenominados heterodoxos parecem lutas pela condução e domínio das políticas das economias de estado, renegando as Ciências Econômicas como elemento central do estudo das combinações e variações na alocação dos fatores de produção [terra, trabalho, tecnologia e capital (estoque de bens)]; distribuição de renda [salário, lucro, aluguel e juros]; oferta e procura de bens e serviços; moeda e preços das mercadorias. Cujo alvo primordial para os economistas comprometidos apenas com as Ciências refere-se aos aspectos mensuráveis da atividade produtiva, como instrumento de gerenciamento econômico. O estudo dos economistas empenhados com as Ciências Econômicas abrange a estrutura contábil da economia, formada por empresas comerciais, unidades familiares, governo e as transações com o exterior. Tais economistas tem como ideologia políticas a doutrina democrática que se opõe ao Estado mínimo, privatizações, precariedade, desemprego em massa, salários que não asseguram oportunidades de ascensão social, miséria e, concentração de renda. Por esse caminho tudo que iremos encontrar é o Princípio da Não Contradição, que determina que duas afirmações contraditórias não possam ser verdadeiras ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto. É preciso perceber que sob o mesmo tempo e aspecto, tais afirmações serão mutuamente excludente e simplesmente improdutivas porque não traz na sua essência a análise científica capaz de demonstrar a possibilidade das duas afirmações estarem corretas e por esta razão não serem excludentes apenas formuladas no tempo errado e no aspecto equivocado. O voluntarismo e o pensamento sem método científico não são capazes de encontrar solução. Somente as ciências são capazes de descrever, compreender, explicar e predizer os fenômenos, assim como as relações existentes entre as características desses fenômenos, fazendo uso do empirismo, do ceticismo, do método científico e da tecnologia para encontrar a solução no tempo-espaço mais próximo da verdade absoluta.
ResponderExcluir