Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
“Se você é um relativamente pequeno jogador que negocia com grandes economias, você tem a perder. Se vários jogadores europeus são capazes de negociar em conjunto com os US e China, pode-se falar de outra forma.” - Christine Lagarde.
ResponderExcluirA ideia é unificar de forma a favorecer o Poder Econômico dos mais fortes. Por isso, as reformas estabelecidas pelo governo são oriundas do neoliberalismo impostas pelo FMI e radicalizada pelos liberais brasileiros. É pura submissão sem exigir nada em troca. Os liberais ou neoliberais trabalham com expectativas ou manipulação e ilusão como conquistar resultados positivos na economia real. É um jogo de ilusionismo onde só o sistema financeiro ou a economia virtual ganha. Mas, devemos respeitar o jogo e a manipulação do FMI porque se trata de um Bando. Mesmo assim, pelo menos no discurso para conquistar mentes e corações para a sua manipulação, o FMI propõe medidas draconianas amenas, coisa que os neoliberais não fazem sequer no discurso. São selvagens na essência da palavra. A realidade nua e crua dos objetivos do FMI pode ser constatada quando a diretora-gerente do FMI diz: “FMI pode participar do programa grego, mas com duas condições: que eles lancem reformas significativas e façam uma reestruturação da dívida. Vimos progressos na primeira condição. Se a dívida da Grécia é insustentável DE ACORDO COM AS REGRAS DO FMI, não vamos participar do programa. Grécia precisa de certo grau de reestruturação”. Regras do FMI significam: em condições de proporcionar altíssimos lucros para os bancos, mesmo que custe o aumento da miséria e o desemprego. Essa é a função do FMI porque ele só se importa com a estabilidade do setor bancário. Com essa receita aplicada de forma ainda mais penosa pelos neoliberais brasileiros teremos como a história demonstra em resultados anteriores, quando nos submetiam ao FMI em razão de empréstimos impagável: desemprego, recessão e baixos salários, conjugado com um crescimento econômico insuficiente. E, é isso que estamos assistindo atualmente. Essa situação não irá mudar até que as políticas neoliberais cessem. Foi assim no passado, é assim no presente e será assim no futuro. O resto significa manipulação e ilusão para que os mais ricos aproveitem a crise para aumentar as suas fortunas. Crise é a oportunidade criada para aumentar a riqueza e sua concentração por meio de taxa de retorno do capital maior que a taxa de retorno do crescimento econômico. Este é o milagre econômico que já conhecemos na era Delfim Netto.