Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
quarta-feira, 28 de março de 2018
"O Mecanismo": o problema é narrativo, e não ideológico - Blog do Barcinski - UOL
"O Mecanismo": o problema é narrativo, e não ideológico - Blog do Barcinski - UOL: Crítica de filme não é lugar para patrulhamento ideológico. Acho que cineastas são livres para fazer o filme que bem entenderem. Wagner Moura tem o direito de filmar a vida de Marighella como quiser, assim como José Padilha pode contar a história da Operação Lava Jato da maneira que preferir. Foi o que Padilha fez [
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Esta análise faz sentido. A crítica deve ser dirigida à ficção e aos problemas técnicos do filme, embora o projeto seja explicitamente político-partidário, denunciado pelo momento em que foi lançado e pela técnica de manipulação midiática que Noam Chomsky descreveu como a estratégia de utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão. Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional e, finalmente, ao sentido crítico dos indivíduos. Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar ideias, desejos, medos e temores, compulsões ou induzir comportamentos.... E a estratégia de dirigir-se ao público como se fossem menores de idade. A maior parte da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade mental, como se o espectador fosse uma pessoa menor de idade ou portador de distúrbios mentais. Quanto mais tentem enganar o espectador, mais tendem a adotar um tom infantilizante. Por quê? "Se alguém se dirige a uma pessoa como se ela tivesse 12 anos ou menos, em razão da sugestionabilidade, então, provavelmente, ela terá uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico (ver "Armas silenciosas para guerras tranquilas”).
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