terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Contra Lula, Folha sabota o Datafolha, diz Coimbra | Brasil 24/7

Contra Lula, Folha sabota o Datafolha, diz Coimbra | Brasil 24/7: O sociólogo e presidente do instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, diz que a Folha de S. Paulo sabotou o instituto Datafolha ao divulgar a pesquisa que mostra o ex-presidente folgado na liderança, apesar da sentença do TRF-4; segundo ele, além de ignorar o cenário com Lula na disputa, o jornal camuflou a forte capacidade de Lula transferir votos a outro candidato; "Este, o aspecto mais relevante da pesquisa, foi escondido pelo jornal no canto inferior direito da página A5. Muitos leitores nem sequer o perceberam", diz Coimbra; "O debate nacional é enriquecido quando dados de realidade são camuflados? Só uma coisa é certa: perde o Datafolha, embora não seja quem faz o jornal", acrescenta

Um comentário:

  1. Especialista no ramo de pesquisa denuncia a fraude da Folha de S. Paulo, que agiu de má-fé até com a pesquisa eleitoral do instituto Datafolha para combater a candidatura de Lula. A mídia manipuladora está desesperada. A manipulação midiática foi intensificada e está agressiva e sem nenhum escrúpulo ou vergonha. Como explica Noam Chomsky em As 10 estratégias de manipulação midiática: 1. A estratégia da distração. O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações insignificantes... 2. Criar problemas e depois oferecer soluções. Esse método também é denominado "problema-razão-solução”... 3. A estratégia da gradualidade. Para fazer com que uma medida inaceitável passe a ser aceita basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos... 4. A estratégia de diferir. Outra maneira de forçar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como "dolorosa e desnecessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura... 5. Dirigir-se ao público como se fossem menores de idade. A maior parte da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade mental, como se o espectador fosse uma pessoa menor de idade ou portador de distúrbios mentais... 6. Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão. Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional e, finalmente, ao sentido crítico dos indivíduos... 7. Manter o público na ignorância e na mediocridade. Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão... 8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade. Levar o público a crer que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto. 9. Reforçar a autoculpabilidade. Fazer as pessoas acreditarem que são culpadas por sua própria desgraça, devido à pouca inteligência, por falta de capacidade ou de esforços... 10. Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem. No transcurso dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência geraram uma brecha crescente entre os conhecimentos do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes...

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