segunda-feira, 4 de maio de 2020

‘Ajuda estatal não pode criar parasitas’, diz membro do comitê de reconstrução da Itália - Economia - Estadão

‘Ajuda estatal não pode criar parasitas’, diz membro do comitê de reconstrução da Itália - Economia - Estadão: não investir nas coisas certas – educação, saúde e pesquisa –, não vai crescer.

2 comentários:

  1. A economista Mariana Mazzucato, fundadora e diretora do Instituto de Inovação e Finalidade pública da University College London, atualmente fazendo parte de um Comitê criado pelo primeiro ministro da Itália para elaborar um projeto de reconstrução da Itália, faz uma excelente reflexão nessa entrevista sobre a necessidade de se ter o Estado como indutor da reconstrução e do desenvolvimento econômico. A economista desenvolve um pensamento capaz de esclarecer a necessidade de repensar o papel do governo como orientador, negociador, guia e participe no intuito de resolver grandes problemas. Destaca a importância de se ter liderança preocupada com o bem comum em um país e capaz de decidir por gastos, despesas e investimentos de modo que a ajuda a uma empresa contemple uma área territorial e conjunto de seres em contínua interação recíproca, seja capaz de reunir espécies diferentes para viver em conjunto e compartilhando vantagens em permanente auxílio mútuo, para assim não ser uma instituição parasita, vivendo de recursos públicos. Ressalta que o problema nunca é a dívida pública. Diz que o problema é o que acontece no país, quando não há uma gestão de recursos públicos apropriada para induzir o desenvolvimento. Ressalta que existe um discurso permanente de que não tem dinheiro para justificar a afirmação constante de que é preciso “apertar os cintos” e faz uma analogia com o discurso frontalmente oposto quando há um cenário de guerra, expondo que neste caso ninguém fala que falta dinheiro. Este pensamento da economista Mariana Mazzucato reflete mais uma verdade, pois a economia de guerra é uma constante como instrumento para conquistar novas áreas de investimento e grandes fontes de lucros decorrentes da reconstrução dos países devastados, sem que seja levada em conta as elevadas despesas públicas para essa conquista, que tem se mostrado uma estratégia ineficaz e onerosa para as nações vencedoras, com elevado endividamento prejudicial a economia porque sem investir nas coisas certas, educação, saúde e pesquisa, por exemplo, não há crescimento sustentável. Para demonstrar a ineficácia da economia de guerra pode-se citar o que dizem os manifestantes contrários à indústria beligerante americana: estamos explodindo mísseis de um milhão de dólares em barracas que custam 30 dólares no Walmart, sobre guerras realizadas no oriente médio. Por fim, ela expõe que está trabalhando para estabelecer critérios para reabrir a economia italiana. Boa leitura!

    ResponderExcluir
  2. Vi e experimentei diferentes estratégias e métodos, até perder muito dinheiro ao tentar. Até apresentar a nova estratégia que coloquei de volta nos trilhos e consegui recuperar meu dinheiro perdido e ainda fazer um crescimento consistente em todo o meu comércio. O sinal de negociação do Sr. Claus é um profissional incrível, com vasta experiência e profundo conhecimento em negociação agrícola. Ele me ajuda a aplicar a penalidade financeira.

    Invista US $ 500 e ganhe US $ 6000 por semana (7 dias),

    Invista $ 1000 e ganhe $ 12000 por semana (7 dias)
    ,
    Invista US $ 2500 e ganhe US $ 30.000 por semana (7 dias).

    Tudo em lucros semanais e 100% garantido. (Pagamento garantido). Livre para entrar em contato - se você estiver interessado por e-mail: claustradingsignal07@aol.com
    Via whatsapp: +12166263236

    ResponderExcluir