Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
sábado, 28 de novembro de 2015
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Concordo plenamente com o Suplicy. Durante toda a minha vida como cidadão conheci pessoas honestas e desonestas em todos os partidos que passaram de alguma forma pelo Poder. Esta verdade não foge aos integrantes do PT. Ainda em 1996, quando o PT não era governo conheci um militante do PT que não era um exemplo de conduta ética ou moral, no entanto estava longe de ser comparado com figuras antiéticas a imorais de outros partidos. Logo, não poderia julgar o todo por uma parte ruim. O homem pode ser bom ou mau, só depende de sua liberdade de escolha, por isto existe o que se costuma chamar de livre-arbítrio: que quer dizer, o juízo livre, capacidade de escolha pela vontade humana. Não se pode ser ingênuo para acreditar que o homem ou os homens que acusam ou julgam os demais como ladrão ou corrupto sejam modelos de ética ou de moral, pelo contrário é preciso ter a consciência de que o homem é fruto do momento e do poder que exerce. Neste mundo material não existe santo. Nem mesmo as igrejas são constituídas de santos. “Para Aristóteles, o Homem é um "animal político", pois somente ele possui a linguagem e esta é o fundamento da comunicação entre os seres humanos. Segundo seu ponto de vista, os demais animais só exprimem dor e prazer, mas o Homem utiliza a palavra (logos) e com isso sua capacidade de julgamento entre o bem e o mal, o certo e o errado” - filosofiacienciaevida. Isto, no entanto, não é suficiente para tornar a natureza humana boa. “A passagem do naturalismo para o historicismo se realiza através da consideração das exigências imprescindíveis da realidade do homem, que é, antes de tudo, um ser natural vivente (ativo) e não pode, portanto, ter realidade ele mesmo se não é real o mundo que está fora dele, e que representa o seu objeto; e em segundo lugar o homem é um ser humano, e como tal vive e opera dentro da espécie humana. Mas o homem não é apenas um ser natural, é também um ser natural humano, isto é, um ser que é por si mesmo, e em seguida um ser genérico; como tal, ele deve atuar e confirmar-se tanto no seu ser como no seu saber. A criação prática de um modo objetivo, a transformação da natureza, a ignorância é a demonstração de que o homem é um ser genérico dotado de consciência, é justamente na transformação do mundo objetivo que o homem se mostra como um ser genérico. Dá-se, assim, a passagem da estoicidade dos animais ao dinamismo próprio dos homens. Os animais dependem estaticamente da natureza, sempre iguais. O homem, ao invés, com sua criação, encontra-se em relação com este ambiente social, com a sociedade, modificando a sua própria ação, desenvolvendo as suas capacidades e suas produções; numa palavra deve entrar na história. A criação do homem é uma criação da sua própria vida, uma criação progressiva. Assim das diversas relações espirituais, políticas, etc. Não há, absolutamente, uma história própria, não há qualquer desenvolvimento próprio; mas são os homens que modificam com esta realidade por eles criada, também o seu pensamento e os produtos do seu pensamento. Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência. Como a sociedade produz o homem enquanto homem, assim produz a sociedade. Há também uma reciprocidade completa, um intercâmbio de ação e interdependência. Assim a sociedade é a unidade essencial que chegou à sua realização, estabelecendo a identificação do homem. Como a natureza, alcançando a verdadeira ressurreição da natureza, realizando o naturalismo completo do homem e o humanismo completo da natureza” - Paulo Leandro Maia. Por isto o PT se sobrepôs aos demais partidos políticos, destacando-se na sociedade e conquistando o Poder. Não são alguns defeitos que acobertam as virtudes de um homem ou da sociedade. Os fatos e a verdade se impõem na medida em que a reciprocidade natural se concretiza.
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