Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
Paul Krugman: “Estou disposto a pagar mais impostos para ter uma sociedade mais saudável” | Internacional | EL PAÍS Brasil
Paul Krugman: “Estou disposto a pagar mais impostos para ter uma sociedade mais saudável” | Internacional | EL PAÍS Brasil: Prêmio Nobel de 2008, o economista americano lamenta em entrevista ao EL PAÍS que, diante de um novo “buraco” econômico, “os amortecedores do carro já foram usados”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A análise econômica não é inútil, ou nem sempre. Há políticos que escutam e fazem as coisas bem. - Paul Krugman, Nobel de Economia de 2008. Porém a aplicação das teorias econômicas se torna difíceis ou até impossível por causa dos interesses de grupos da sociedade como , por exemplo, grupos corporativos da mídia e de jornalistas. “Em um debate econômico, muitas pessoas constroem argumentos de forma pouco honesta, falseiam ou deturpam os fatos, servem basicamente aos interesses de um grupo. E se você está tentando debater com essas pessoas, o que deve fazer? Fingir que é um debate sincero, responder com dados e explicar por que elas estão equivocadas? Ou dizer: “A verdade é que você não está sendo sincero”? Depende do contexto. Em uma publicação econômica, não falaria de desonestidade com pessoas com pontos de vista diferentes. Mas se você está escrevendo para um jornal e essa desonestidade é generalizada, é injusto que os leitores não saibam disso. Por exemplo, você basicamente não encontrará economistas honestos que digam que uma redução de impostos se pagará sozinha, como prometeu Donald Trump, com seu grande corte fiscal]. Temos muitos exemplos de que não é assim, mas as pessoas continuam dizendo isso.” - Paul Krugman, Nobel de Economia. Existe uma corrente de ideólogos do neoliberalismo que abusa em falsear e deturpar os fatos, com a ajuda da mídia corporativa e de seus jornalistas. O dogma do neoliberalismo está justamente em fazer discurso político, supostamente fundamentado na doutrina econômica para iludir as pessoas de boa fé.
ResponderExcluir