Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
Sempre alertei a sociedade brasileira sobre o perigo da instalação de uma ditadura da mídia.
ResponderExcluirCom este episódio posso, mais uma vez, comprovar a ameaça que representa o trabalho da mídia.
Só há direito, liberdade e justiça nos casos onde os interesses da mídia estão garantidos.
Foi assim em vários casos no Brasil, especialmente no caso da indústria do fumo. Enquanto o cigarro era do interesse financeiro e servia para garantir a audiência à mídia incentivava o fumante e aumentava a quantidade de viciados em fumo com a publicidade diária em novelas, filmes, notícias. Enfim em todos os seus meios de comunicação.
Quando o fumo deixou de ser um hábito e um vício para a maioria dos adeptos da mídia ditadora de hábitos e costumes passou a ser alvo de críticas. Em seguida a destruição das fábricas de cigarros, os combates ao fumo e aos fumantes passaram a ser incorporados pela mídia, que sumiu com a publicidade explicita e merchandising.
A ditadura da mídia é uma temeridade que precisa ser evitada, caso contrário a iniciativa privada (empresa particular) também estará em risco permanente, como no caso deste hotel e das fábricas de cigarro.
Estamos assistindo novamente a defesa da liberdade de expressão que distorce a liberdade do pensamento como explica Kathleen Mahoney, quando diz: “Usar a doutrina da liberdade de expressão como um instrumento para permitir que os grupos vulneráveis e em desvantagem sejam seriamente ofendidos e atacados pelos grupos mais poderosos é entender de forma errada o próprio papel e finalidade da liberdade de expressão.”
A mídia mal utilizada pode destruir uma sociedade em razão do condicionamento mental que é possível introduzir na sociedade, assim como “Um jornal que estampe uma previsão de inflação fará com que os consumidores corram para estocar produtos antes do anunciado aumento de preços. O aumento da demanda fará com que os vendedores aumentem o preço das mercadorias. Talvez a inflação não tivesse ocorrido se o jornal não a tivesse anunciado”, Gian Danton.