Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
Dólar alto é bom, diz Guedes: ‘Todo mundo estava indo para a Disney’ | VEJA
Dólar alto é bom, diz Guedes: ‘Todo mundo estava indo para a Disney’ | VEJA: Segundo o ministro, a alta na moeda norte-americana indica que Brasil estimula a recuperação da indústria, mesmo desagradando a turistas no exterior
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este senhor, caso tenha um diploma de economista, não fez por merecer porque demonstra não saber nada da profissão. Aparentemente é mais um analfabeto funcional com diploma. O Dólar pode ser por pouco tempo bom para quem tem Contratos de Câmbio (Mecanismo pelo qual exportadores, por exemplo, ao receber por antecipação faz a conversão do dólar obtido nas exportações futuras em moeda nacional e aplicam os recursos no mercado financeiro, sendo compensados pela defasagem cambial, através de elevadas taxas de juros). A desvalorização do Real expressa e expõe o alto desemprego, a recessão e os sucessivos déficits externos do Brasil. A realidade é mais drástica ao contabilizar a enorme desvalorização do dólar norte-americano depois que explodiu o seu déficit público, ainda que se esperasse depois de 1996 a eliminação do déficit público dos EUA até o ano de 2000. É, também, importante salientar que em agosto de 1971 o dólar foi desvalorizado e deixou de ser conversível em âmbito internacional. O valor do Real está a cada dia mais maltratado e comprometendo a economia brasileira. Com esse descontrole a inflação tende a ficar cada vez mais acentuada, mesmo que continue camuflada, porque os preços das importações e das exportações tornam-se instáveis e sempre crescentes. Exemplo: um operador da Bolsa de Cereais que compra soja spot (entrega imediata) e vende para entrega futura. Suponha-se que este operador compre, no dia 1º de maio, 10 mil sacas de soja ao preço de 12,75 dólares cada saca na Bolsa de São Paulo, o que equivale a 127 500 dólares. Desejando proteger-se contra flutuações no preço da soja, venda nesse mesmo dia na Bolsa de Chicago 10 mil sacas de soja a futuro por 12,95 dólares, o que equivaleria a um total de 129 500 dólares. Nesta operação haveria um ganho bruto de 2 mil dólares. No entanto, as operações de hedge devem ser entendidas numa sequência, pois as flutuações de preços no presente e no futuro obrigam o operador a constituir salvaguardas ao longo do tempo. Dessa forma, é possível concluir que esta alta do Dólar não é boa, contrariando o pensamento de senso comum do Paulo Guedes.
ResponderExcluir