Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
terça-feira, 28 de maio de 2019
O que os economistas têm feito de errado - BBC News Brasil
O que os economistas têm feito de errado - BBC News Brasil: 'Toda a disciplina da economia está sendo reconsiderada', diz ex-editor de economia da BBC News, que explica as principais mudanças na forma de pensar e formular políticas pelas quais o mundo da economia está passando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Reconhecimento ao economista habilitado legalmente, profissional e ético. É preciso deixar claro que para os leigos pode existir um modelo econômico neoliberal, mas para os economistas habilitados e qualificados só existe o modelo econômico científico ou Ciências Econômicas. O neoliberalismo não é modelo econômico científico, é a prática política adotada as políticas Econômicas de governos plutocratas, ou seja, as Ciências Econômicas utilizadas para a defesa dos interesses políticos ou a política dirigindo e direcionando os princípios econômicos, sem seguir as boas práticas das Ciências Econômicas. Não é de bom tom a utilização da pós-verdade para distorcer conceitos econômicos. As ciências não podem ser alteradas ao sabor dos interesses e vontades de pequenos grupos sociais ou econômicos. As ciências requerem estudos científicos, ou seja, metodológicos para que possam ser contestadas e alteradas. Essas alterações mediante a força do poder político não faz sentido científico. As ciências tem sido a salvação da humanidade e continuará sendo enquanto for respeitada segundo os seus critérios metodológicos ou científicos. Como disse Francis Bacon: “Que haja, finalmente, dois métodos, um destinado ao cultivo das ciências e outro destinado à descoberta científica. Aos que preferem o primeiro caminho, seja por impaciência, por injunções da vida civil, seja pela insegurança de suas mentes em compreender e abarcar a outra via (este será, de longe, o caso da maior parte dos homens), a eles auguramos sejam bem sucedidos no que escolheram e consigam alcançar aquilo que buscam”. “E, para sermos melhor atendidos e para maior familiaridade, queremos adiantar o sentido dos termos empregados. Chamaremos ao primeiro método ou caminho de Antecipação da Mente e ao segundo de Interpretação da Natureza”. “Ciência e poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, se não quando se lhe obedece. E o que à contemplação apresenta-se como causa, é regra na prática”. Esse uso da mídia para impor mudanças nas ciências Econômicas sem o uso de métodos científicos destruirá o futuro da humanidade em troca de lucros imediatos.
ResponderExcluir