Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
domingo, 30 de outubro de 2011
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
domingo, 23 de outubro de 2011
sábado, 22 de outubro de 2011
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
terça-feira, 18 de outubro de 2011
domingo, 16 de outubro de 2011
sábado, 15 de outubro de 2011
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO POR PROCESSO E DE PROCESSOS.
A automação da gestão de processos é um método opcional. Considerando que negócio são pessoas que interagem para executar atividades de entrega de valor a clientes e gerar retorno às partes interessadas e que os processos de negócio determinam como as organizações executam o trabalho para entregar valor aos clientes, é possível afirmar que dividir processos em processos de negócio, processos de apoio e processos de controle, é um artifício didático, que tem como finalidade apenas a instrução de leigos, mas que a sua aplicação não corresponde a qualquer realidade prática. Procurando reafirmar este ponto de vista basta constatar que todos os processos são compostos mediante várias tarefas ou atividades inter-relacionadas que solucionam uma questão específica. Assim sendo, não tem significado a divisão de uma mesma metodologia em três seguimentos: negócio, apoio e controle. É imprescindível observar que a gestão de processos ou a gestão por processos é apenas o início do método de boas práticas para a gestão corporativa. É o gerenciamento de projeto ou do conjunto de projetos que determina a gestão corporativa. Este decisivo procedimento é o fator indispensável a obtenção do produto ou serviço que se deseja. Para constatar esta realidade baste observar através da prática de engenharia de produção as ações de organização e planejamento do fluxo de produção de produtos e prestação de serviços, de gestão de projetos e de organização do trabalho. Isto ocorre porque é no gerenciamento de projeto onde se encontra os mais diversos processos para que se possa alcançar o objetivo ou a produção desejada, com qualidade, dentro do prazo e dos custos previstos. Exemplo: Não é suficiente conhecer os processos de obtenção do oxigênio e do hidrogênio para alcançar a produção de água. Fica claro que, é necessário conhecer o gerenciamento do projeto como um todo para que as partes se constituam de fato em H2O (Água). Conclusão: sem o conhecimento e a prática do gerenciamento como um todo ou alta gestão, composta pelo conjunto de média gestão ou gestão de processos, não se tem gerenciamento de projeto e de empresa com sucesso.
terça-feira, 11 de outubro de 2011
sábado, 8 de outubro de 2011
A Crise Financeira na Europa de 2011
Uma enxurrada selvagem e destruidora ou dilúvio do sistema econômico é impossível. Sobreendividado não existe, nem mesmo a palavra consta do idioma português. Existe quebra e recuperação. A história econômica mundial não confirma que as crises econômicas levem anos para se recuperarem, principalmente quando se trata de endividamentos. A crise econômica mais demorada que a história registrou ocorreu na grande depressão, que durou cerca de três anos, daí por diante iniciou-se a recuperação. O Brasil é um exemplo, próximo, de que as recuperações são rápidas, apenas a repetição dos erros no Brasil era recorrente e, por isto, as crises se repetiam, mas não tinham vida longa eram sucessivas, o que é bem diferente. Falar que em regimes democráticos há dificuldades para recompor o sistema econômico em crise é também uma falácia; haja vista que, ocorreu com a China e a Rússia o contrário. Não é preciso mais do que estes exemplos para demonstrar o equívoco absurdo da sustentação de que regimes totalitários e medidas amargas resolvem problemas de natureza técnico-econômica. Considerando os fatores técnicos e históricos esta crise deve começar a se desfazer no começo do ano de 2012. Só existe uma hipótese de não ocorrer esta recuperação no próximo ano, que é a interferência política com o único intuito de inviabilizar a renovação dos processos econômicos. Pessoalmente não acredito que exista ou existam loucos neste nível de histeria, mesmo considerando a falta de bom senso e o pouquíssimo conhecimento sobre Ciências Econômicas.
Assinar:
Postagens (Atom)