Considerando-se as desordens (...) que a imprensa já causou (...), julgando-se o (...) progresso que o mal faz dia a dia, pode-se prever (...) que (...) não tardarão a (...) banir essa arte (...) dos seus Estados (...) - Rousseau. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público (...) como ela mesma - Joseph Pulitzer. Chomsky diz que "A propaganda representa para a democracia, aquilo que o cassetete significa para um estado totalitário.”
Golpe de Estado foi, é e será sempre a mudança de governo por ato de força que não corresponda à vontade do eleitor, expresso em urna eleitoral, conforme eleições democráticas e universais. Desde a antiguidade até os dias de hoje o golpe de estado nasce e se desenvolve no parlamento e pode ou não contar com a adesão de outras instituições ou grupos sociais. O importante é que a sociedade possa identificar claramente quem são os golpistas para concordar ou discordar conscientemente sobre o ato de força e o desrespeito ao processo eleitoral, que busca garantir a tomada do poder e a defesa dos interesses da aristocracia em detrimento da ordem jurídica e dos interesses maiores da sociedade.
ResponderExcluir“GOLPE DE ESTADO – É a mudança de um governo através do uso da força, exercida pelo grupo que dele se apodera, afastando seus titulares legitimamente instituídos. Diz-se, também, do ato de força do titular ou dos titulares do governo com o fito de conservação do poder.” Prof. André Luiz Lopes, Escola Superior Dom Helder Câmara.